6/11/2008

Aaaai as nossas vidas...

Os senhores camionistas, ou os patrões deles e eles aproveitam para assar umas febras no carvão num parque TIR perto de si estão de greve.

Podiam estar de esperanças, mas a greve, de facto, parece ser mais eficaz.

Eu estava com alguma esperança que este País estivesse à beira da ruptura, mais uma vez. Este século ainda não houve assim nada de especial em Portugal.

O mais divertido de tudo é que o problema parece ser externo, mas será mesmo... (eu não pensie, ainda não sei a resposta).

Temos visto o pitroil a subir de preço, os Dólares a desvalorizar face aos Euros, a oferta de petróleo relativamente estável, mas a especulação doida e maluca. Foi bem feita que a Galp já comprou futuros caríssimos e agora o petróleo voltou a desvalorizar - de qualquer maneira quem se lixa somos nós, os pequenos investidores...

Para quem compra em Euros, no entanto, seria estúpido estar a pagar tanto pela gasolina. Se há uns anos, quando ainda se podia assumir isso ao ar-livre um dos sócios de uma cimenteira disse a um professor meu que era TRÓBVIO que se combinavam preços no cimento, mas quer dizer, só se fôssemos uma bestas, não? e provavelmente hoje em dia ainda se faz isso, só se quisessem defraudar os accionistas é que os senhores da Galp não combinariam preços com os senhores da BP, da Repsol, talvez da TOTAL e as outras poucas que há - é tão fácil e dá tanto dinheiro! Ainda por cima com as costas quentes do lado do Estado, que tem acções da Galp e farta-se de ganhar dinheiro com os impostos... Mas pronto, eu não quero acusar ninguém, só quero mostrar que já não se acredita em Autoridades da Concorrência, Estado, Petrolíferas, ...

Bem, mas o que é que eu gostaria de dizer? Não sei, vou divagar... O petróleo está caro e vai acabar, o que só nos obriga a depender cada vez menos dele. Não acho mal que não se baixem os impostos sobre os produtos petrolíferos, mas não acho bem a hipocrisia com os biodieseis nem com as energias renováveis faça você mesmo, mas não abuse, se não depois a EDP ainda se lixa, porque tem de vender mais barato do que lhe compra... De facto tem de se reduzir a dependência do petróleo, tem de se desenvolver tecnologias, (por que não exclusivamente Portuguesas, somos bons nisso!) que nos permitam ser produtivos na mesma, sem "gastar gasolina"... Isso é possível, não aqui a 3 ou 4 anos, mas talvez a 10 anos seja realizavelzíssimo! Por que é que não se trabalha num carro português eléctrico? Num biodiesel industrial para os camiões não fazerem greves? Num imposto alto sobre o petróleo, mas baixo sobre as energias alternativas (depois logo se sobe quando estivermos mais agarrados às alternativas...) em montes ed coisas perfeitamente acessíveis, que darão montes de massa a ganhar a muita gente e a políticos desonestos? Estou-me na tinta para que me roubem, desde que não me roubem demais como se está agora a passar com tudo o que mistura Estado e Petróleo...

Há uma solução. No entanto tem de se ter calma. Vamos ter de eliminar a dependência do petróleo, mas até lá, sempre podemos, à medida que vamos gradualmente reduzindo a fome do oiro negro, ir lidando com o problema da especulação no Petróleo - no fim, no limite, ser-nos-á indiferente...

Quanto às commodities, meus caros é uma questão de se fazer agricultura a sério. São as nossas revoluções necessárias, a das energias renováveis e a da Agricultura... Somos uns price-takers, se pudermos produzir para nós já não é mau, escusamos de nos endividar ao exterior e sempre podemos exportar o que sobrar para ganhar uns trocos. Mas ainda estamos longe. A 10 anos e uma redução da corrupção talvez...

Agora, quanto à greve dos camionistas, acho que tem mais a ver com o estado de sítio em que esta porcaria deste governo nos deixou chegar (não que eles tenham agido activamente para isso, são pouco espertos, coitados e aquele Mário Lino, se aquilo pode ser ministro alguma vez? Malcriado, bruto, um nojo. O da agricultura (Jaime Silva?) outro incompetente que não percebe que tem de orientar e defender os agricultores e pescadores, só sabe chamar-lhes ladrões bichas brutas, mais devagar, mais devagar, oohhh sim... ai se ele soubesse dos camionistas todaaass ia para a administração interna! E os polícias, ai filhaaa!!!) e a especulação internacional com o petróleo e as commodities (que em português têm um nome fácil, mas do qual eu não me lembro agora, peço desculpa). Esta greve é, a meu ver, o estalar do que já estava para acontecer. A mim apetecia uma guerra civil, uns meses no alentejo a tratar do campo e depois um governo com visão, que nos deixasse viver as nossas vidas e nos orientasse para o que devemos fazer para nos sustentarmos, mas também não encontro ninguém capaz de fazer isso com a naturalidade que é preciso.

Não nos venham é com ditadores e esses disparates, que Portugal é um País, tem de dar para os Portugueses, tem de ser governado PARA os Portugueses todos, não pode ser um quem está mal mude-se...

Vamos ver como é que as coisas correm...

(nota-se que ainda sou muito novo e burro, não é, mas pronto, é a minha visão, ao menos é o que eu penso, querido único leitor, por favor diz se achas um disparate ou que já estou entregue a alguma escola de pensamento ou assim...)

1 comentário:

Joana disse...

hm. ainda um dia destes estava a pensar escrever sobre esse mesmo assunto. mas ja sabes como é, estudo medicina. depois do proximo exame talvez reflita melhor sobre esta grande crise que no inicio me fez rir de tao patetica que parecia mas q entretanto me roubou momentos preciosos de meditaçao. depois ja te formulo uma opiniao mais decentezita.

sabes que te digo? foge, foge, ainda vem um camionista com os olhos em furia! enquanto podes pisga-te para as germanias, que depois o preço do petroleo lixa a possibilidade da escapatoria aerea ao povo camionista. tenho um colchao extra debaixo da cama, q nao seja por isso.

um grande x-coraçao (va la, agora q sou emigrante tenho o direito a ser parola!)

ps. nao sei se sou o unico leitor.. mas antes da operaçao gostaria de ser tratada no feminino.