12/05/2005

Para quê?

Estou a estudar os alcanos em química, cálculo diferencial em matemática, textos expositivo-argumentativos em Alemão, a tragédia clássica (que também já dei em alemão) e o romantismo em Português, a Lingua em Filosofia, o prazer de ser francês em Francês, "Educating Rita" em Inglês, o regime Nazi em História alemã, códigos em Informática, Oratório e Paixão em Música e multiplicações impossíveis de vectores em Matemática Portuguesa, e o jogo do mata em desporto. EXISTE EM DEMASIA, como se espera que um aluno do 11º ano diga, em lugar do medíocre "é demais!".

Além dos textos expositivo-argumentativos e da tragédia clássica, nada me interessa.

Mas daqui a 50 anos tenho de ser um adulto culto e com a mente aberta, que, devido às constantes alterações dos programas escolares, e embora tenha conhecimentos abrangedores, não vai poder ajudar os filhos a fazer trabalhos de casa.

Eu não preciso de saber cálculo diferencial - quanta gente não sabe que tem de virar à esquerda quando uma curva para a esquerda começa? Os desastres na estrada devem-se a falta de civismo, não a ao facto de as pessoas serem incapazes de tradizir a estrada numa função, nem a sentimentos edipais de cólera, revolta, arrependimento e terror!

Deviam seleccionar o que é útil - , como as profecias auto-realizáveis que toda a gente consegue observar, embora nem todos berrem aos quatro ventos que sabem o que é que isso é (para ter uma nota oral decente) - e, eventualmente, o que é interessante - embora este ponto seja subjectivo. Taalvez se não me obrigassem a ter 15 disciplinas, 10 das quais são puramente desinteressantes e uma das quais é absolutamente inútil...

É que se não interessasse, mas também não se tivesse de decorar nada para tirar notas decentes, seria mais suportável...

Mas nada como uma boa formação generalizada...

[no fim ainda dá jeito]

2 comentários:

Tiago disse...

De facto, F.M., custa horrores suportar essas disciplinas que parecem infindáveis, com matérias desadequadas e secantes. No entanto, mais tarde, tudo parece valer a pena(como dizia Fernando Pessoa), nem que seja pelo brilharete que nos permite demonstrar perante as inúmeras pessoas ignorantes com que nos deparamos. Se não fosse essa cultura que nos impõem como é que conseguiriamos discutir, por exemplo, Física Quântica? Mas algumas podiam, e deviam, ser exuneradas dos currículos e trocando-as, por exemplo, por: Circuitos de Bicicleta ou Orientação de Pessoas mentalmente inundadas em Álcool(coisas práticas portanto)! Abraço, TAM

Ana Salazar disse...

eu sinceramente não acredito q isto nos vá ajudar assim tanto. mas pronto. so mais dois anos... (e vamos poder dizer "woow desperdicei 12 anos da minha vida!" =S) e saimos finalmente da escolita. bjs fica bem ate amanha espero que tenhas tido um bom feriado!