8/03/2005

A percepção das 10 Dimensões, a Metafísica e o Raciocínio (QI e QE)

Uma interessante e muito possivelmente correcta teoria do Universo, dita que tudo é feito de "cordas" - filamentos "sub-sub-atómicos", cuja posição define o comportamento do conjunto. Ou seja, conjuntos destas cordas formam os diferentes tipos de quarks (partículas sub-atómicas), que por sua vez se juntam e formam protões, neutrões, electrões, muões,...

Partindo desta teoria, foi, aquando da sua descoberta e pela primeira vez, possível explicar factos como a gravitação, o electromagnetismo e outros fenómenos - que, embora já tivessem sido explicados por diversas teorias, nunca tinham TODOS sido explicados NUMA SÓ teoria. O que indica as elevadas possibilidades de estarmos deparados com a teoria que corresponde com a Absoluta Verdade sobre o Universo.

No entanto, existe um problema prático: essa teoria dita que existem 10 dimensões - e nós achamos que só nos apercebemos de 4 (altura, largura, profundidade e tempo).

Como é possível verificar, o tempo não tem nada a ver com as outras três dimensões de espaço às quais estamos habituados.

Tal leva-me a crer que as seis dimensões em falta também nos são perceptíveis.

Explico aqui a minha teoria, coincidente com a teoria da evolução e com esta teoria das 10 dimensões:

Animais unicelulares, do início dos tempos em que houve vida na Terra, de pouco se apercebiam. Animais pluricelulares simples, com sistemas nervosos simples, como as lesmas, apercebem-se do espaço (3 dimensões) (e talvez do tempo(+1 dimensão)). Animais como o macaco, já percebem alguns sentimentos básicos e animais como o Homem apercebem-se de todos estes, apresentam capacidades de raciocínio lógico e alguns crêem em Deus.

Outro ponto sobre as dimensões:

Parece claro e objectivo aquilo que todos vêem - se a parede é branca com riscas pretas, toda a gente o reconhece, - percepcionam - se cheira mal, todos o reconhecem,... (atribuo os cinco sentidos às Dimensões de Espaço).
Também o tempo, embora com distorções devido a diferenças de velocidade, é susceptível de ser avaliado precisamente, depois de atribuido um referencial onde possa ser medido.

Agora, o que interessa: (começa o disparate)

1. em todas as Religiões, a moral é (mais ou menos) a mesma.

2. quando uma pessoa é malcriada, todas as pessoas o detectam, embora a definição de má-criação seja subjectiva.

3. a definição de "bem" e de "mal" é reconhecida por quase todas as pessoas.

Quererá tal dizer que as outras 6 dimensões têm a ver com Moral (e religiões), das quais os seres vivos, à medida que vão "evoluindo" se vão apercbendo?

Há também o Sobrenatural, onde localizamos os Mortos (e toda a gente sabe que muitas pessoas se apercebem de mortes iminenentes ou muito recentes - eu próprio convenci-me, depois de uma angústia enorme, que o meu avô morrera. Quando cheguei a casa, horas depois, recebi a esperada notícia. As horas registadas no hospital coincidiram com a hora em que me senti mal. E as probabilidades de o meu Avô morrer eram de ca. 300 doentes para um morto.

Podemos, fácil e não-cientificamente, então considerar que alguma das 6 dimensões restantes está associada à nossa percepção daquilo que consideramos "sobrenatural". Claro que também é possível existirem dimensões de espaço ligadas ao sobrenatural, que se entrelacem nas nossas.

Talvez seja mesmo possível a elaboração de referenciais que indiquem a percepção que diferentes pessoas têm de presenças de "espíritos" ou de Valores morais (é mais que óbvio que muitas pessoas agem pessimamente, não fazendo ideia de que estão a violar regras de Moral...). Para me desacreditar, aparecem filósofos que dizem que os valores são relativos... Volto, em resposta, a dizer que a base de Moral de todas as religiões é a mesma. Claro que existem pequenas diferenças (olhe-se para os talibãs, que achamos tão diferentes de nós), mas, voltando às dimensões de fácil percepção, os daltónicos não vêem as cores como as pessoas normais as vêem.

Concluo, porque estou cansado e ainda não estruturei bem esta teoria nem o texto em que a quero apresentar, dizendo as bases:

1. Existem 10 dimensões (isto não é a minha ideia, mas de um físico profissional);

2. Além de nos apercebermos das 3 dimensões de espaço (altura, largura e profundidade, associadas aos 5 sentidos), também temos a noção do Tempo (4ª dimensão);

3. Baseando-me na noção do Tempo, desenvolvo a ideia que temos outras noções, como a noção do que está moralmente correcto, ou mesmo a simples noção do que se está a passar (possível 5ª dimensão);

4. Existindo as nossas 3 dimensões de Espaço, sugiro que existam outras dimensões entrelaçadas com estas 3, que correspondam à localização dos "mortos" - tanto o Céu como o Inferno poderão estar numa dimensão entrelaçada com as 3 dimensões de espaço.

Basicamente é isto.

Mas eu não fiz investigação nenhuma. Por isso mesmo é que gostava que pessoas que estejam interessadas nesta teoria trabalhassem comigo...

Como se pode ler acima, quase doido,

Francisco Fialho Pinto

[este post foi escrito em duas sessões diferentes com perto de 23 horas de intervalo, por isso é natural que conteúdo esteja repetido. Só agora é que me lembrei da "noção dos acontecimentos" - que pode ser a importante 5ª dimensão]

bem, não sei mesmo. Só sei que isto parece uma loucura...

Sem comentários: