1/23/2006

Integração

Reparei que há uma imensidão de pessoas que come mal para poder pagar a prestação do Mercedes (BMW, Audi, ...).

Mas porquê?

Bem...

O ser humano tem necessidades.

As necessidades mais básicas são comer, beber e dormir.

Todas as outras necessidades se resumem a facilitações na satisfação destas três mais básicas. Partamos então do princípio que todas as necessidades têm a ver com a sobrevivência.

Uma outra necessidade, mais complexa, é a integração social.

E porquê a integração social?

Uma pessoa para sobreviver tem de comer. Para comer tem de ter capacidades para arranjar comida. Uma pessoa integrada tem mais facilidade em lidar com o Mundo (neste caso para conseguir comida e/ou sobreviver) do que qualquer outsider.

Portanto, ao estar integrada, a pessoa tem maior facilidade em sobreviver (ou não passar fome).

Note-se ainda que uma pessoa que se mostre integrada é superficialmente aceite como tal.

Agora: como é que as pessoas mostram que estão integradas (basicamente, que não passam fome) para poderem sobreviver com mais facilidade???

É simples: compram sinais exteriores de riqueza. Assim, as outras pessoas vão pensar: "AHHH! Aquele vive bem!!! Não passa fome de certeza, porque o bem estar em casa vem normalmente (idealmente) antes do carro! Tem estilo! Vou ser amigo dele! Chique a valer!".

Ou seja, a pessoa, para facilitar a sobrevivência, tem de se mostrar integrada [como já disse... isto hoje está péssimo]. Para tal faz status [era aqui que eu queria chegar].

Portanto os carros para fazer status (BMW, ...) que idealmente quereriam dizer "O meu dono não passa fome!" acabam por dizer "O meu dono ontem não jantou, porque precisva do dinheiro para não ter de me devolver ao stand. O que o faria viver envergonhado para sempre, infeliz, deprimido e incapaz de ter sucesso e de comprar comida aceitável" isto é "O meu dono passa fome para tentar não passar fome - saltou o primeiro nível na pirâmide das necessidades".

Que estupidez...

[eu hoje estou cansado, mas queria escrever isto na mesma. É possível que haja sequências lógicas erradas ou incompletas, mas um dia, quando estiver + bem-disposto corrijo. Desde já declaro este post "A REVER"]

3 comentários:

Tiago disse...

Podes estar cansado e até talvez o tenhas escrito em tom irónico, porém, foi com prazer que o li. E digo mais... o conteúdo é verosímil e a ideia defendida é muito coerente. Gostei! É a tua voz sociológica a falar mais alto que o cansaço, visto que o retrato esboçado é perfeitamente realista, basta olharmos em volta e encontramos um bom exemplo deste comportamento.
Bem haja por seres quem és, Abraço, TAM

Gwanosh disse...

E ainda bem que assim é! Nota, ir a passear na rua e ver a passar o ultimo série 5 da BMW é porreiro. Já ver passar uma pessoa bem alimentada... See what I mean?

O importante no fundo são os BMW's!! Mas isso já tu tinhas percebido.

JMP disse...

Podias ter-te resuido por um muito castico "Essa malta nova da cidade mete o carro a frente dos bois..."
uma braco